Hoje em dia, falar em desenvolvimento é falar em inovação baseada em soluções digitais. O BanriTech é uma inciativa que visa impulsionar o ecossistema de inovação sendo um movimento que aproxima o Banrisul da sua comunidade, cumprindo com o compromisso fiel de participar ativamente no desenvolvimento social e econômico do Estado.

O Banrisul, sob assessoria técnica do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), tem por objetivo oferecer um programa de aceleração gratuito e aberto para startups, como forma de apoiar o empreendedorismo inovador, promovendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul.

Por isso, está no ar o primeiro ciclo de aceleração do BanriTech, que integra um projeto ainda maior, o BanriHub, que tem como objetivo ajudar a desenvolver o nosso ecossistema de inovação.

Foram selecionadas mais de 79 inscrições por todo o Brasil e apenas 30 startups para o ciclo de aceleração BanriTech, sendo que a Itera foi uma delas!

A Itera desenvolve projetos de aumento de produtividade para diferentes mercados, como o mercado financeiro, por exemplo. Nossas pesquisas apontam um ganho estimado de 100% em eficiência na extração e estruturação de dados de balanços para a análise de risco de crédito por meio do nosso produto Alice Balanço.

Como funciona o BanriTech?

O programa é direcionado a empresas estabelecidas, com registro CNPJ de diferentes localidades nacionais, que tenham propostas inovadoras em produtos ou serviços, com potencial de escalas, nas áreas de: Agronegócio, Serviços Financeiros, Relacionamento com Clientes e Empresas, Eficiência Operacional, Segurança, ou Governos.

Os projetos de cada startup foi avaliado por um comitê formado por membros do Banrisul e do Tecnopuc, e 30 startups foram selecionadas para o ciclo de aceleração, sendo a Itera uma das selecionadas na vertical de Eficiência Operacional.

Startups selecionadas no Eixo Estratégico de Eficiência Operacional.

Como uma das startups selecionadas, a Itera participará, por oito meses, do Ciclo de Aceleração, onde as atividades do programa de aceleração estarão voltadas à potencialização das competências dos empreendedores, e ao acompanhamento de indicadores com a finalidade de oferecer o suporte necessário para que as startups em aceleração ampliem sua atuação no mercado.

O programa traçara um plano individualizado para a aceleração da startup, baseado nas necessidades de desenvolvimento, mostrará os indicadores a serem monitorados, e guiará as startups por reuniões com objetivo de avaliar o plano de trabalho, tarefas a serem realizadas e metas a serem traçadas.

O objetivo é que os empreendedores possam validar suas ideias, soluções e modelos de negócio, interagindo intensivamente com o mercado e preparando-se para crescer e escalar.

As startups contarão com uma qualificada rede de mentores composta por especialistas e executivos do Banrisul e do Tecnopuc, contando com monitorias e consultorias técnicas especializadas focadas em aconselhamento técnicos e mercadológicos; também receberão capacitação e treinamento com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do projeto e atender às demandas de mercado, bem como serão promovidos eventos, palestras e workshops, agregando diferentes valores da comunidade empreendedora para discutir assuntos diversos e novas tecnologias.

Serão realizados eventos com o objetivo de potencializar conexões com o ecossistema de inovação, clientes empresariais do Banrisul e outros atores, tendo como objetivo promover parcerias e fomentar a geração de negócios e networking.

As 3 (três) startups de destaque do programa receberão subsídio para participação em evento nacional (CASE/SP, para 2° e 3° lugar) e internacional (Web Summit Portugal, para 1° lugar), sendo o subsídio para 1 (um) empreendedor por startup. O empreendedor terá o prazo de 1 (um) ano a partir do fim do programa para usufruir da premiação.

Os Benefícios do Programa, em resumo, são:

  • Aceleração: O Banritech oferece um programa de aceleração gratuito que conta com a metodologia do Tecnopuc, um dos maiores e mais relevantes Parques Tecnológicos do país;
  • Mentoria: Ampla rede de mentores formada por especialistas e executivos do Banrisul e também do Tecnopuc;
  • Capacitação e desenvolvimento: Serão oferecidos cursos, palestras, workshops e atividades com o objetivo de desenvolver os empreendedores;
  • Estrutura: O BanriTech oferece um amplo espaço de coworking, recursos de escritório, salas de reunião e espaços de convivência, no centro de Porto Alegre;
  • Estrutura do Tecnopuc: Acesso a salas de reuniões e auditórios de uso compartilhado do Tecnopuc e aos laboratórios FreeZone, FabLab e UsaLab, além da infraestrutura do campus da PUCRS;
  • Acesso a fundos de investimento: Possibilidade de acesso a investidores e a fundos de investimento;
  • Networking: Oportunidade de conexão com executivos e clientes empresariais do Banrisul e com empresas do Tecnopuc, além de participação em eventos do ecossistema.
  • Comunidade virtual: Disponibilidade de plataforma de conectividade corporativa com o intuito de fomentar trocas e conexões entre todos os atores do programa.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site https://promo.banrisul.com.br/bdg/link/banritech.html.