Human Augmentation, está dentro da estratégia de Hyperautomation, que reúne vários componentes da automação de processos, integrando ferramentas e tecnologias que ampliam a capacidade de automatizar o trabalho.
Mas o que é Human Augmentation, Augmented Intelligence, ou Inteligência Aumentada? São aplicações de inteligência artificial (IA) que ajudam o ser humano a executar melhor as tarefas e, também, a tomar decisões mais assertivas. Como explica Vinicius Ferreira, doutorando em Interação Humano-Computador na Ciência de Computação, pela UFSCar, UX Researcher e Product Designer na Itera, “[…] é a questão das máquinas estenderem nossa capacidade cognitiva, permitir que a gente faça conexões e entenda melhor os dados que estão a nosso redor, de uma forma mais rápida e assertiva, de uma forma que até seria muito complexa para que o ser humano fizesse.“
Inteligência Aumentada busca complementar o desempenho cognitivo do ser humano. Empresas devem adotá-la de forma massiva até 2030. – Gartner.
A Inteligência Aumentada vem sendo considerada o futuro da Inteligência Artificial, uma vez que, segundo Vinicius “estamos cada vez mais delegando funções para as máquinas, fazendo com que se aproveite o que o ser humano tem de melhor: o pensamento complexo“.
Ele explica os problemas acerca da I.A. que torna o uso da Inteligência Aumentada tão promissor: “As máquinas ainda têm dificuldade em relação à intuição, como por exemplo fazer a melhor análise. Isso porque há certas variáveis, como textos, que ainda são muito complexas para elas… Então se trabalharmos com as máquinas sendo aliadas em nossos serviços, vamos extrair o melhor das pessoas”.
A implementação de Inteligência Aumentada permite que tarefas manuais e repetitivas sejam automatizadas, proporcionando ao colaborador mais tempo para executar tarefas de maior valor agregado. Tudo isso culmina em um melhor desempenho, melhora na produtividade e experiência dos colaboradores, bem como em tomadas de decisões, um vez que é possível visualizar os dados, e por consequente a realidade da empresa, de forma mais ampla e assertiva.
A previsão é que em 2030, 44% dos negócios gerados por IA sejam provenientes desse tipo de iniciativa – Gartner
A humanidade já se encontra em uma realidade onde a interação humano-máquina é cada vez mais natural, e dividir o cotidiano com as máquinas passa a envolver então divisão de responsabilidades. Quando se trata da Alice Balanço, pegamos uma tarefa de um processo, no caso a extração de dados do balanço e padronização desses dados em um plano de contas, para, por exemplo, o mercado de risco de crédito. É como fosse criada uma equipe “Alice + Analista de Risco”, onde há uma divisão de responsabilidades, sendo assim, um cenário de Inteligência Aumentada.
Mas qual realmente é o potencial de se aplicar Inteligência Aumentada em uma empresa?
- AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS: Atividades manuais corriqueiras e repetitivas ocupam muito tempo dos colaboradores. Com a automatização destas, eles podem dar total atenção a atividades e processos que tenham maior valor, além de se obter dados mais assertivos com a diminuição de falha humana.
- TRANSFORMAÇÃO DE FUNÇÕES: várias funções tradicionais feitas com total esforço humano podem ser transformadas, ao passo que o modo com que são executadas sofrerá modificações com a implementação das máquinas.
- APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O colaborador irá assumir novas atividades com as mudanças que a I. A. traz, e assim, terá oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e habilidades, tornando-se mais qualificado.
- SURGIMENTO DE NOVOS EMPREGOS: Assim como empregos mais antigos serão modificados, empregos novos também serão fomentados com as mudanças tecnológicas. Assim, novas habilidades e qualificações serão necessárias para empregos novos, como consultor de Inteligência Artificial, por exemplo.
Uma vez que o uso da Inteligência Artificial visa a automatização de processos por meio das máquinas, tem-se que o uso da Inteligência Aumentada, juntamente com a capacidade da Inteligência Artificial faz-se a escolha certeira para o desenvolvimento de uma empresa.
Referências:
- MISSAWA, Gilson. Human Augmentation: o que é e por que prestar atenção. ItForum, 31 de mar. de 2021. Disponível em: <https://itforum.com.br/noticias/human-augmentation-o-que-e-e-por-que-prestar-atencao/> Acesso em: 23 de jun. de 2021.
- COSTELLO, Katie. Gartner Says AI Augmentation Will Create $2.9 Trillion of Business Value in 2021. Gartner, STAMFORD, Conn., August 5, 2019. Disonível em: <https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2019-08-05-gartner-says-ai-augmentation-will-create-2point9-trillion-of-business-value-in-2021> Acesso em: 23 de jun. de 2021
- GUERRA, Bruno. Por que a Inteligência Aumentada é o futuro da IA? Inteligência de Negócios, 13 de jan. de 2020. Disponível em: <https://blog.in1.com.br/por-que-a-inteligencia-aumentada-e-o-futuro-da-ia> Acesso em: 23 e jun. de 2021
- O que é Inteligência Aumentada e como ela vai trazer valor para o seu negócio. Mundo + Tech, 16 de ago. de 2019. Disponível em: <https://mundomaistech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-inteligencia-aumentada-e-como-ela-vai-trazer-valor-para-o-seu-negocio/> Acesso em: 23 de jun. de 2021